Como descobrir os seus valores pessoais e como eles impactam seus negócios

Valores…A maioria das pessoas nunca pensou sobre eles e se sente chocada ao entender o quanto eles são importantes e negligenciados ao mesmo tempo.

Nossos valores são as “regras” que usamos, de forma inconsciente e automática, para determinar o que é certo e errado. São estados emocionais que direcionam nossa vida e que prezamos muito, embora não tenhamos essas questões muito claras para nós mesmas. Valores são nossas motivações para agir.

Quando você diz algo como “meu maior valor é a família”, por exemplo, na verdade você está se referindo àquilo que materializa o seu valor, e não ao valor em si. A família é o meio através do qual você realiza o valor segurança, ou comprometimento, ou amor ao próximo, ou ainda outro qualquer. A família atende a sua necessidade de viver o valor x ou o valor y. Compreende o que eu digo?

E como você descobre quais são os seus valores principais? Não tem outro jeito, pelo menos eu não conheço, a não ser se conhecer profundamente. Acontece que o processo de autoconhecimento pode durar uma vida inteira. O que se pode fazer, temporariamente, é olhar uma lista e comparar um valor com o outro e, então, fazer sua escolha com base naquilo que você sente ao pensar em cada uma das palavras apresentadas.E depois deixar essas escolhas “assentarem” dentro de você. Você irá mudar de ideia várias vezes, e isso é completamente compreensível.Não lute contra isso. Aceite essa dúvida, aceite que é natural, mas se force a escolher. Importante: não esqueça de escolher o que te define e não aquilo que você gostaria de ser. “Eu gostaria de ter mais liberdade, mas a verdade é que ela não é tão importante assim no momento”. Ok, entenda isso. Entenda que muitas vezes compramos a ideia que vemos no comercial de tv, na revista, nas redes sociais e achamos aquilo tudo muito lindo. Só que não somos assim.

E nossos valores mudam ao longo da vida? Aparentemente não. Em princípio, eles permanecem os mesmos. O que muda é a hierarquia desses valores: hora priorizamos um, hora outro, de acordo com nossas experiências e idade.

Também há a questão de como exteriorizamos nossos valores. Liberdade pode ser algo para mim bem diferente do que é para você. Para mim pode ser dizer ao outro tudo que penso. Para você, isso pode ser sinônimo de desrespeito. Para você, liberdade pode ser fazer suas escolhas sem precisar dar satisfações a ninguém. E é aqui que está o problema. Quando os critérios que usamos para atender nossos valores entram em conflito com nossa realidade, opa! Problema a vista!

Agora, vamos juntar esse papo com a questão de empreender com propósito? Então tá.

Empreender requer muita disposição para enfrentar os problemas do dia a dia. Empreender não é moleza não e mente quem diz que é um mar de rosas.

-“Ah, Cláudia! Mas assim você desestimula as pessoas”!

Não quero te desestimular não, pelo contrário! Quero que você entre nessa empreitada sabendo da realidade. A maioria dos negócios fecha antes de completar cinco anos, por falta de preparo de seus idealizadores. E quando falo de preparo, não me refiro apenas a preparo técnico. Falo de preparo emocional, o que é mais difícil. O preparo técnico é muito importante, mas você ainda tem a opção de contratar alguém para fazer no seu lugar aquilo que você não souber fazer. O mesmo não ocorre com o preparo emocional, com a mentalidade inabalável que você deve desenvolver. Esse deve ser seu e eu quero que você entre nisso sabendo que dificuldades virão.

Acontece que eu acredito em você. E eu quero que você consiga, porque seu sucesso também é meu. Se você está lendo esse post, é porque está interessada no que eu tenho para dizer, é porque precisa de ajuda nessa área. Se eu conseguir te ajudar, noooossa! Essa é a minha realização. Então, seu sucesso é meu também.

Enquanto você estiver empreendendo e desenvolvendo uma atividade que te dá muito prazer, senso de propósito, realização, energia e montes de outras coisas boas, seus valores vão ser testados.Gente irá aparecer para te propor alguma coisa escusa. Outras pessoas vão te desviar do teu caminho e vão te propor negócios lícitos mas que te fazem sofrer, porque são o oposto de seus valores.

Empreender tem disso. E você tem que ser forte para seguir no caminho reto. No seu caminho reto, seja ele o que for. Seguir reto do ponto A ao ponto B é a forma mais rápida e segura de você chegar aonde deseja. Os desvios, nesse caso, só vão te atrasar. Podem te acrescentar experiências, é bem verdade, mas são experiências que talvez você não precisasse viver, desde que seguisse o caminho de seu coração, respeitando seus valores.

Agora, quer descobrir os seus valores? Dê, então, uma olhada no checklist criado para você, clicando aqui.

Com amor,

Cláudia Mester

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Um pensamento em “Como descobrir os seus valores pessoais e como eles impactam seus negócios”

WhatsApp chat